O óleo de coco é o alimento “da vez” para quem deseja perder peso e melhorar a saúde. Todas as revistas sobre saúde e boa forma estão comentando sobre os benefícios do consumo diário do óleo de coco.
Conheço uma pessoa que perdeu 12kg em três meses tomando óleo de coco e fazendo dieta (é claro!). É óbvio que sozinho o óleo de coco não opera milagres, mas ela me disse que a compulsão alimentar diminuiu muito e a vontade por doces também.
Pesquisei sobre o assunto e vi que o óleo de coco pode ser um potente aliado para quem deseja perder peso, devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo e também devido ao seu poder de saciedade. Além disso, estudos feitos com o óleo no Departamento de Nutrição da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontam que a substância, como parte de uma dieta equilibrada, diminui o desejo de comer doces e alimentos gordurosos.
É importante ressaltar que os efeitos positivos são encontrados apenas no óleo de coco extra virgem!!!
O óleo de coco extra virgem, possui ainda uma alta concentração de ácido láurico, substância que protege o corpo de bactérias, vírus, fungos e protozoários e ajuda a regularizar o funcionamento intestinal, podendo auxiliar em casos de constipação ou diarréia. Também rico em antioxidantes, o óleo de coco previne o envelhecimento precoce da pele e pode ser um excelente hidratante, promovendo a melhora da elasticidade e dando à pele uma aparência mais jovem e sadia.
Em relação às doenças cardiovasculares, o óleo de coco, eleva o colesterol bom (HDL), auxilia na normalização dos níveis de lipídios (gorduras), protege o fígado dos efeitos do álcool e aumenta a resposta imunológica contra diversos microrganismos.
Quanto à melhor maneira de usá-lo, o óleo de coco pode ser misturado a iogurtes, vitaminas, sucos, sopas, saladas de frutas, saladas de folhas (como tempero), arroz, peixes, etc. Recomenda-se o consumo diário de 2 a 3 colheres de sopa (30-45ml/dia) e não consuma-o em excesso pois cada colher de sopa do óleo contém cerca de 120 calorias e além disso pode ocasionar enjôo e mal estar.
Por fim, deve ficar claro que assim como nenhum outro alimento, o óleo de coco não faz milagre. Ele tem todos os benefícios citados, porém deve ser consumido sem excessos e associado a uma alimentação equilibrada, pois só assim esses benefícios poderão ser alcançados!
Lembrando que você pode comprar óleo de coco em casas e/ou farmácias de produtos naturais.
Beijos e boa semana a todos!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário