Eu e meu marido temos o hábito de tomar vinho pelo menos duas vezes na semana. Amo de paixão, sou uma super apreciadora de vinho “tinto” (vinho branco não me agrada muito).
Além de ser delicioso, de esquentar, de nos deixar alegres, o vinho tinto tem diversas substâncias que fazem muito bem para nossa saúde e beleza. Quer coisa melhor?!
Nos vinhos são encontradas substancias tânicas, os polifenóis, extraído das cascas de uvas durante o processo de vinificação. Estes são os responsáveis por algumas de suas principais ações benéficas. O resveratrol um poderoso antioxidante e antiflamatório também é encontrado no vinho tinto e em maior quantidade nos tipos Cabernet, Sauvignon e Merlot. E esta quantidade de resveratrol difere conforme a região, o clima e o solo que a uva foi plantada.
Os vinhos brancos não são fermentados com as cascas, somente o tinto, quanto mais polifenól o vinho tem, mais intensa é sua cor.
O consumo ideal recomendado é de 250 ml (2 taças) por dia para homens e 120 ml (1 taça) para mulheres.
Uma das propriedades mais conhecidas do vinho é que ele ajuda a baixar o LDL, o chamado colesterol ruim, e a aumentar o HDL, o colesterol bom, além de ser um grande aliado para quem quer ter uma vida longa e saudável, ele faz bem ao coração, cérebro, aparelho digestivo, respiratório urinário músculos esqueléticos, e, para quem tem diabetes o hábito melhora o controle glicêmico e reduz o risco de infarto do miocárdio no paciente.
E ainda ajuda a nos mantermos mais jovens e bonitas, pois ele inibe a ação dos Radicais Livres que agem no nosso corpo. Os efeitos dos antioxidantes são superiores aos da vitamina C e E.
Pessoas que bebem moderadamente estão 30% menos sujeitas a acidente vascular cerebral isquêmico.Isso também acontece com as doenças virais de pulmão. Além do que o vinho tem uma excelente ação anticoagulante.
Parte dos benefícios que o vinho traz encontram-se nas relações entre corpo e mente, o relaxamento que uma taça de vinho proporciona após as refeições conseguem controlar melhor o stress e depressão.
O vinho não precisa ser antigo para ter ações benéficas, pois não é a antiguidade do vinho que influi. Hoje em dia podem ser encontrados no mercado bons vinhos de safras novas.
O vinho, após aberto, tem uma perda de suas propriedades em 24 horas e uma maior em 48 horas.
Agora é só aproveitar! Moderadamente, é claro!!!!
Beijos